sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PREFEITURA DE SANTA CRUZ PROMOVE DEBATE COM PREFEITOS DA REGIÃO SOBRE GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS


A política de resíduos sólidos foi debatida em encontro articulado pela Prefeitura de Santa Cruz na tarde desta quarta-feira (07). A Prefeita anfitriã, Fernanda Costa, e gestores de municípios da região Trari se reuniram para planejar ações e viabilizar o projeto de gestão integrada no que diz respeito à coleta e tratamento de todo o lixo que é produzido na região, destinando o material de forma correta e preservando o Meio Ambiente. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz.

Encaminhar de maneira adequada todos os resíduos sólidos faz parte das ações previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos (PMGIRS) elaborado na atual gestão da Prefeita Fernanda Costa.

A proposta apresentada no encontro desta quarta-feira (07) foi a de criar um consórcio intermunicipal com a participação de todos os municípios da região Trairi e, a partir daí, avançar com os projetos que permitam que os municípios passem a atender as exigências dos órgãos de controle e fiscalização do Meio Ambiente, que é de coletar e destinar os resíduos sólidos (materiais orgânicos) para um aterro sanitário que atenda a todas as normas estabelecidas.

A Prefeita Fernanda Costa falou da importância da reunião, citando o fim dos lixões como um dos objetivos: "Esta reunião de hoje foi de suma importância, um primeiro passo para que a gente possa resolver uma questão que hoje aflige a maioria dos prefeitos do nosso Estado, que é a destinação final dos resíduos sólidos, a solução para os nossos lixões".

A ideia amadurecida no encontro é que esse consórcio intermunicipal seja criado para gerir o processo de terceirização dos serviços, ou seja, contratar uma empresa privada para assumir a responsabilidade pela construção de um aterro sanitário que possa atender as demandas da região e também cuidar de toda a logística da coleta do lixo, de forma organizada e contínua. Esse modelo já foi adotado em várias regiões do Brasil com resultados positivos. No Rio Grande do Norte, a região do Trairi seria a primeira a utilizá-lo.

Fernanda Costa explicou que a criação do consórcio é a melhor maneira, do ponto de vista financeiro, para resolver a questão dos resíduos sólidos. "Esse é um problema que nenhum de nós municípios, sozinhos, vamos conseguir dar conta. Um aterro sanitário é uma obra de investimento inicial muito alto, principalmente, e que tem um elevado custo de manutenção. Então, não há a possibilidade de resolvermos isso se não for de forma organizada, de forma associada. Portanto, a formação desse consórcio é o passo primordial para que a gente possa caminhar com essa solução", argumentou.
O próximo encontro agendado entre os gestores para se aprofundar mais no assunto foi agendado para o próximo dia 21 de outubro (quarta-feira). Na ocasião deverá ser apresentado o protocolo de intenções para a criação do consórcio. Os prefeitos também pretendem visitar nos próximos dias cidades nordestinas que já implantaram esse tipo sistema para conhecer na prática como todo o processo funciona.


A reunião desta quarta-feira (07) contou com as participações, além da Prefeita de Santa Cruz Fernanda Costa, dos seguintes prefeitos: Alessandru Alves (Campo Redondo), Nivaldo Alves (Lajes Pintadas), Adailton Tavares-Taú (Coronel Ezequiel), Robinho Medeiros (Japi), Luna Kaly (São Bento do Trairi), Richardson Xavier-Nenén (Sitio Novo), Sione Ferreira (São José de Campestre), além de representantes do prefeito Esdras Farias (Jaçanã) e da prefeita Socorro dos Anjos (Serra Caiada) e do advogado da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Dr. Mário Gomes.

Nenhum comentário:

Pesquisar Postagens do Blog